Etiqueta

beta

10 maio 2017

Nenhum Comentário

Casa Etiqueta de Casamento

Etiqueta: Mesa Formal de Casamento

Etiqueta: Mesa Formal de Casamento

Olá, pessoal!

No vídeo de hoje eu mostro o passo a passo para montar uma mesa formal, colocando pratos, talheres e taças nos lugares certos para uma recepção elegante de casamento! Espero que gostem:

Colocando a mesa para uma recepção mais formal:

  1. Se for usar jogo americano sobre as mesas, escolha um de tecido que combine com a decoração e com os pratos e talheres que serão usados pelos convidados.
  2. Coloque na mesa, diante do acento do convidado, o sousplat (ou prato de serviço). Essa peça permanecerá no local durante todo a recepção.
  3. Em seguida, sobre o sousplat, vem o prato principal. Durante a refeição, esse prato será substituído pelo garçom na passagem.
  4. Sobre o prato principal coloque o prato de entrada para a sopa. Se for servir salada, o prato para ela será colocado no lugar do prato da sopa.
  5. Em seguida vem os talheres, que devem ser colocado de fora para dentro, na ordem em que serão utilizados. As facas vêm à direita, com os cortes voltados para o prato, junto com a colher de sopa, e os garfos à esquerda.
  6. Na parte da frente dos pratos, ao centro, virá o talher de sobremesa e corte voltado para dentro.
  7. O guardanapo, de tecido, dobrado ou preso por um suporte, pode vir dentro do prato de entrada ou do lado esquerdo, após os garfos. Para as mulheres, coloque também um guardanapo de papel, para que elas limpem o batom.
  8. Na parte da frente dos pratos, do lado esquerdo do talher de sobremesa, virá o prato e a faca para pães, patês, manteiga, etc (corte para a esquerda).
  9. Na parte da frente dos pratos, do lado direito do talher de sobremesa, virão as taças ou copos, enfileiradas diagonalmente, sendo, da esquerda para a direita, uma grande para água , uma média para vinho tinto e uma pequena para vinho branco . Se for servir champanhe, a taça dele ficará atrás ou à esquerda das outras três (j).
  10. Após a sobremesa, será colocada na mesa, do lado direito das facas, uma xícara com pires para o café.

Uso correto dos talheres:

-Use o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita do início ao fim. Se você tem muita dificuldade em comer com a esquerda, então coloque a faca na posição de descanso e pegue delicadamente o garfo com a mão direita. E vá fazendo essa troca até o final da refeição.

-Se o alimento não necessitar do uso da faca, você poderá usar o garfo na mão direita.

-Manuseie os talheres com os dedos e jamais os segure na palma da mão cerrada, como se fosse cravá-los sobre um pedaço de carne prestes a fugir do prato.

-A faca é um objeto cortante e não “empurrante”. Use-a quando tiver algo para cortar.

-Corte o alimento à medida que for comendo.

-Quando não estiver usando a faca, apoie-a sobre a borda superior do prato, levemente inclinada para baixo, com o fio voltado para dentro.

-Não fique grudado no garfo o tempo todo. Largue-o enquanto mastiga, conversa ou usa o guardanapo. Veja a posição de descanso deste talher nesta figura.

-Uma vez que você começou a comer, os talheres jamais deverão tocar a mesa.

-Quando acabar a refeição, posicione os talheres um ao lado do outro, com o garfo à esquerda e a faca (com o fio para dentro) à direita, com os cabos voltados para você ou levemente para a direita,

Espero que tenham gostado do vídeo de hoje!

Celebrem o amor!

Beijos

Beta Lotti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *